Alimentação Saudável

10 Passos para uma alimentação saudável

terça-feira, outubro 20, 2009

Ter uma alimentação saudável é fundamental para o nosso bem-estar físico e psicológico. Nós somos o que comemos. De uma forma ou outra tudo o que comemos irá afetar algo em nós.
Comer muitas vezes
Está mais do que provado que devemos fazer mais refeições ao longo do dia para controlarmos melhor o apetite e não enchermos os pratos durante o almoço e o jantar.
Não esquecer que o  pequeno - almoço é a refeição mais importante do dia, que pode conter os variados alimentos (vários tipos de pão, cereais, iogurtes, café, leite, chá, sumos e batidos naturais).
É também fundamental fazer pequenos lanches entre as principais refeições.

Água = 0 Calorias
Sempre que possível devemos escolher a água em vez dos refrigerantes e outras bebidas do género.
O ideal é ingerir cerca de 1,5L a 2L desta "bebida milagrosa". Também se pode substituir a água, por uma infusão, sem açúcar.

3º Passo: Fruta e Legumes ao Poder
Há mil e uma maneiras de os consumir, porquê que antes de acompanhares aquele bife com arroz e batata frita, não optas por uma salada bem composta (alface, tomate, milho, queijo, nozes… até escrito aqui já tem bom aspecto!) ou também podes saltear os legumes (se não tens tempo de os arranjar, compra-os congelados, depois é só aquecer no tacho!). A sopa, na minha opinião não deve faltar nas duas refeições principais (Almoço e Jantar), ou então opta por um arroz recheado de legumes (existem diversas receitas). A fruta, uma óptima sobremesa mas também podes comer uma peça de fruta, no lanche da manhã ou da tarde, e podes também utilizá-la para fazer sumos naturais!

4º Passo: Carne ou Peixe?
Os dois ! Devem ser repartidos ao longo da semana. Sempre que possível tenta substituir a carne vermelha pela carne branca (frango, peru, pato), pois seu teor de gordura e reduzido. Ah! E opta sempre por grelhar a carne e não fritar. Bem o Peixe é rico em Ómega 3, que faz maravilhas na nossa saúde e existem várias formas de o cozinhar (Grelhar, cozido, assado)!

5º Passo: A escolha dos Lacticínios
Opta sempre pelas variedades magras no que toca aos lacticínios – leite, iogurte, queijo – pois, para além de terem metade das calorias da variante “gordo”, também têm cinco vezes menos colesterol. O argumento diz tudo!

6º Passo: Branco vs Integral
É certo e sabido que os hidratos de carbono refinados, como o pão, o arroz e a massa branca, não satisfazem o nosso apetite tão bem quanto as variedades integrais. Outros motivos para escolher sempre alimentos integrais incluem: têm poucas calorias, diminuem a absorção do colesterol, fornecem energia, são um precioso aliado para o funcionamento correcto do tracto digestivo e intestinal.

7º Passo: Hora dos Snacks
O lanche pode ser preenchido com uma variedade de opções saborosas e saciáveis: iogurtes de colher ou líquidos (podes comer um diferente todos os dias graças à diversidade existente!), um pão integral com queijo fresco ou fiambre magro, barras de cereais, tostas e bolachas integrais, uma mão cheia de nozes ou amêndoas (não há melhor para sossegar um apetite voraz!), a nossa velha amiga bolacha Maria… diversifica e bom proveito!

8º Passo: Dizer não a ....
Tenta evitar os fritos, doces, salgados, refeições pré-preparadas, pois são prejudiciais à nossa saúde! Mas claro que uma vez ou outra nao faz mal a ninguem, mas regularmente nao irá fazer certamente bem

9º Passo: Reduzir no sal e açúcar
O sal em excesso é uma bomba para o nosso coração, tenta evitar alimentos que sejam temperados com muito sal. Que tal dizeres a tua mãe para tentar inovar e procurar outros tipos de tempero como especiarias e ervas aromáticas? Ah e também para escolher antes o azeite do que o óleo. No que toca ao açúcar não o devemos expulsar da nossa alimentação, mas sim reduzir, como por exemplo por menos açúcar no café ou no chá, pode custar ao inicio, mas logo te habituas!

10º Passo: E as tentações?
Seguir uma dieta saudável não significa deixares de comer aquele gelado preferido, ou aquele bolinho, ou a pizza. O que seria de nós sem estes pequenos prazeres da vida? Desde que seja a excepção e não a regra, saboreia aquela mousse de chocolate até à última colherada e sem sentimentos de culpa!

You Might Also Like

0 comentários

SUBSCRIBE

Like us on Facebook